CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS E PRÁTICAS SOBRE O ENSINO DA PAISAGEM E DO LUGAR UBERABA/MG A DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Autores

  • Karine de Freitas Amaral Rodrigues Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Andréia Medinilha Pancher Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3056

Palavras-chave:

Cartografia. Paisagem. Lugar. Práticas docentes.

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro. A proposta deste artigo é apresentar o potencial do curso de formação continuada intitulado “Contribuições da cartografia local para o ensino de geografia no município de Uberaba/MG”, ministrado para professores da rede municipal deste município. O objetivo geral do curso foi proporcionar aos docentes uma aproximação com os temas, conceitos e práticas da Cartografia, da paisagem e do lugar, problematizando suas implicações na formação dos sujeitos na educação básica e nas possíveis práticas a serem desenvolvidas em sala de aula com os temas abordados. Assim, este artigo pretende apresentar a metodologia aplicada ao longo do curso e as análises dos resultados obtidos através das atividades práticas que foram elaboradas pelos docentes e aplicados aos seus alunos nas unidades escolares do município de Uberaba/MG.

Biografia do Autor

Andréia Medinilha Pancher, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Docente de Geografia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Rodrigues, K. de F. A. ., & Pancher, A. M. . (2022). CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS E PRÁTICAS SOBRE O ENSINO DA PAISAGEM E DO LUGAR UBERABA/MG A DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO . Revista Ciência Geográfica, 26(3), 1228–1239. https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3056