CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS E PRÁTICAS SOBRE O ENSINO DA PAISAGEM E DO LUGAR UBERABA/MG A DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3056Palavras-chave:
Cartografia. Paisagem. Lugar. Práticas docentes.Resumo
O presente artigo é parte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro. A proposta deste artigo é apresentar o potencial do curso de formação continuada intitulado “Contribuições da cartografia local para o ensino de geografia no município de Uberaba/MG”, ministrado para professores da rede municipal deste município. O objetivo geral do curso foi proporcionar aos docentes uma aproximação com os temas, conceitos e práticas da Cartografia, da paisagem e do lugar, problematizando suas implicações na formação dos sujeitos na educação básica e nas possíveis práticas a serem desenvolvidas em sala de aula com os temas abordados. Assim, este artigo pretende apresentar a metodologia aplicada ao longo do curso e as análises dos resultados obtidos através das atividades práticas que foram elaboradas pelos docentes e aplicados aos seus alunos nas unidades escolares do município de Uberaba/MG.