O ENSINO DE GEOGRAFIA E A PERCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE A PAISAGEM VIVIDA: EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID POR MEIO DE PESQUISA E DESENHOS

Autores

  • Maria Clara Franco Sousa Universidade Federal de São João del-Rei
  • Lucas Luan Giarola Universidade Federal de São João del-Rei
  • Carla Juscélia de Oliveira Souza Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3061

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Paisagem e Experiência. PIBID.

Resumo

O texto discute práticas educativas desenvolvidas no PIBID de Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei durante a pandemia. O projeto propôs aos alunos que respondessem um questionário virtual sobre a presença de monumentos históricos próximos às suas casas e escola e a existência ou não de grafites na paisagem e posteriormente foi solicitado que enviassem desenhos de locais que gostam e que não gostam. Então, foi possível identificar a percepção dos alunos sobre a paisagem conhecida, vivida por eles e auxiliá-los na compreensão dessa realidade. Também pode ser destacada a criticidade presente nas representações dos educandos, que apresentaram diversas questões e problemas socioambientais existentes em seus contextos. Assim, partindo dessa atividade, os bolsistas de PIBID construíram uma sequência didática com temas propostos pelos próprios alunos, por meio dos desenhos. A discussão das representações resultou na elaboração de uma carta destinada ao prefeito do município, reivindicando melhorias no espaço vivido dos estudantes.

Biografia do Autor

Carla Juscélia de Oliveira Souza, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora do Departamento de Geociências, Universidade Federal de São João del-Rei

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Sousa, M. C. F. ., Giarola, L. L. ., & Souza, C. J. de O. . (2022). O ENSINO DE GEOGRAFIA E A PERCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE A PAISAGEM VIVIDA: EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID POR MEIO DE PESQUISA E DESENHOS. Revista Ciência Geográfica, 26(3), 1269–1279. https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3061