O ENSINO DE GEOGRAFIA E A PERCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE A PAISAGEM VIVIDA: EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID POR MEIO DE PESQUISA E DESENHOS

Auteurs-es

  • Maria Clara Franco Sousa Universidade Federal de São João del-Rei
  • Lucas Luan Giarola Universidade Federal de São João del-Rei
  • Carla Juscélia de Oliveira Souza Universidade Federal de São João del-Rei

DOI :

https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3061

Mots-clés :

Ensino de Geografia. Paisagem e Experiência. PIBID.

Résumé

O texto discute práticas educativas desenvolvidas no PIBID de Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei durante a pandemia. O projeto propôs aos alunos que respondessem um questionário virtual sobre a presença de monumentos históricos próximos às suas casas e escola e a existência ou não de grafites na paisagem e posteriormente foi solicitado que enviassem desenhos de locais que gostam e que não gostam. Então, foi possível identificar a percepção dos alunos sobre a paisagem conhecida, vivida por eles e auxiliá-los na compreensão dessa realidade. Também pode ser destacada a criticidade presente nas representações dos educandos, que apresentaram diversas questões e problemas socioambientais existentes em seus contextos. Assim, partindo dessa atividade, os bolsistas de PIBID construíram uma sequência didática com temas propostos pelos próprios alunos, por meio dos desenhos. A discussão das representações resultou na elaboração de uma carta destinada ao prefeito do município, reivindicando melhorias no espaço vivido dos estudantes.

Biographie de l'auteur-e

Carla Juscélia de Oliveira Souza, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora do Departamento de Geociências, Universidade Federal de São João del-Rei

Téléchargements

Publié-e

2022-11-17

Comment citer

Sousa, M. C. F. ., Giarola, L. L. ., & Souza, C. J. de O. . (2022). O ENSINO DE GEOGRAFIA E A PERCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE A PAISAGEM VIVIDA: EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID POR MEIO DE PESQUISA E DESENHOS. Revista Ciência Geográfica, 26(3), 1269–1279. https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3061