EDUCAÇÃO NA CIDADE E TEATRO DE RUA: UMA PROPOSTA DE VIAGEM FORMATIVA

Autores

  • Wyller Villaças Siqueira Mesquita Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Dilza Côco Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Priscila de Souza Chisté Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3062

Palavras-chave:

Educação na Cidade. Teatro de rua. Viagem formativa. Ensino de Humanidades.

Resumo

O artigo apresenta discussões sobre Educação na Cidade no contexto da área de ensino de Humanidades. Para isso, recorre a pressupostos lefebvrianos relacionados ao conceito de direito à cidade, bem como dialoga com contribuições do universo da arte, mais especificamente sobre teatro de rua. Tem por objetivo evidenciar aspectos teórico-metodológicos envolvidos na elaboração de roteiro de viagem formativa teatralizada a espaços urbanos. Com base em dados sobre o Morro da Piedade, localizado na cidade de Vitória/ES, evidencia contribuições de uma proposta de viagem formativa planejada com o intuito de discutir e problematizar conflitos e contradições sintetizados nesse lugar. Conclui que a viagem formativa, nessa vertente teórica, constitui uma estratégia pedagógica importante para estimular outros olhares e experiências dos sujeitos com a cidade, a fim de apreender traços de sua dimensão formativa em uma perspectiva crítica.

Biografia do Autor

Wyller Villaças Siqueira Mesquita, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Professor de artes do sistema municipal de educação de Serra/ES.

Dilza Côco, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e professora da área de Educação do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória.

Priscila de Souza Chisté, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e professora da área de Educação do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vila Velha.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Mesquita, W. V. S. ., Côco, D. ., & Chisté, P. de S. . (2022). EDUCAÇÃO NA CIDADE E TEATRO DE RUA: UMA PROPOSTA DE VIAGEM FORMATIVA . Revista Ciência Geográfica, 26(3), 1280–1298. https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3062