EDUCAÇÃO NA CIDADE E TEATRO DE RUA: UMA PROPOSTA DE VIAGEM FORMATIVA
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3062Palavras-chave:
Educação na Cidade. Teatro de rua. Viagem formativa. Ensino de Humanidades.Resumo
O artigo apresenta discussões sobre Educação na Cidade no contexto da área de ensino de Humanidades. Para isso, recorre a pressupostos lefebvrianos relacionados ao conceito de direito à cidade, bem como dialoga com contribuições do universo da arte, mais especificamente sobre teatro de rua. Tem por objetivo evidenciar aspectos teórico-metodológicos envolvidos na elaboração de roteiro de viagem formativa teatralizada a espaços urbanos. Com base em dados sobre o Morro da Piedade, localizado na cidade de Vitória/ES, evidencia contribuições de uma proposta de viagem formativa planejada com o intuito de discutir e problematizar conflitos e contradições sintetizados nesse lugar. Conclui que a viagem formativa, nessa vertente teórica, constitui uma estratégia pedagógica importante para estimular outros olhares e experiências dos sujeitos com a cidade, a fim de apreender traços de sua dimensão formativa em uma perspectiva crítica.