Geografia francesa (século XX), região e ensino de Geografia no Brasil

Auteurs-es

  • Cecilia Cardoso Teixeira de Almeida Grupo de pesquisa Geografi as do Contemporâneo-USP

DOI :

https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2886

Mots-clés :

Ensino. Região, Geografi a francesa.

Résumé

Esse artigo pretende expor o debate regional através daqueles autores mais signifi cativos da Escola Francesa de Geografia, para refletir se essa temática cabe ou não no ensino fundamental e médio, na escola pública brasileira. Esse nosso interesse se dá em função das novas diretrizes para a formação escolar em que apontam para o ensino das categorias geográficas, como um de seus propósitos. Aspiramos deixar algumas ponderações e indagações para o conjunto de profissionais que estão na escola pública e inseridos nesse contexto de mudança.

Biographie de l'auteur-e

Cecilia Cardoso Teixeira de Almeida, Grupo de pesquisa Geografi as do Contemporâneo-USP

Mestre e doutora em geografi a (USP). Iniciando pós-doutorado na Federal de São Paulo. Professora da PUC-SP durante oito anos e da Fundação Santo André durante 18 anos. Atualmente trabalhando na GEOJÁ (empresa especializada em geoprocessamento e assuntos urbanos). Vice-líder do grupo de pesquisa da USP intitulado “Geografi as do Contemporâneo”.

Téléchargements

Publié-e

2022-07-20

Comment citer

Cardoso Teixeira de Almeida, C. . (2022). Geografia francesa (século XX), região e ensino de Geografia no Brasil . Revista Ciência Geográfica, 26(01), 310–329. https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2886

Numéro

Rubrique

ARTIGOS DE ABRANGÊNCIA GERAL