O PNLD E O MERCADO DE LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2894

Palavras-chave:

PNLD. Mercado de Livros Didáticos. Livro Didático de Geografia.

Resumo

O artigo busca entender a dimensão do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), bem como o impacto direto do programa, na educação brasileira. Pois o livro didático (LD) é um subsídio importante no processo de ensino-aprendizagem, um instrumento para construção do conhecimento do aluno, cabendo aos professores utilizálo como uma das ferramentas deste processo (mas não a única). Também buscaremos compreender como o mercado dos LD’s está configurado com sua concentração em fortes grupos editoriais (muitos estrangeiros) e como este mercado está cada vez mais concorrido e exigente (o que acaba melhorando a qualidade dos livros que chegam as escolas públicas todos os anos através do PNLD). Este artigo utilizou questionários com autores e pesquisadores de livros didáticos de Geografia (LDG’s), feitos em 2015 para pesquisa da tese de doutorado em Geografia (Linha de Ensino de Geografia) no POSGEAUFRGS (2018), onde foram analisados LDG’s das últimas décadas (1930 a 2017).

Biografia do Autor

Alcimar Paulo Freisleben, UNILA

Doutor em Geografi a pelo Programa de Pós-Graduação em Geografi a (POSGEA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor visitante da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Nestor André Kaercher, UFRGS

Doutor em Geografi a e Professor do Programa de Pós-graduação em Geografi a (POSGEA) e da Faculdade de Educação da UFRGS.

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Publicado

2022-07-20

Como Citar

Paulo Freisleben, A. ., & André Kaercher, N. . (2022). O PNLD E O MERCADO DE LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL. Revista Ciência Geográfica, 26(01), 391–404. https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2894

Edição

Seção

ARTIGOS DE ABRANGÊNCIA GERAL