A RELEVÂNCIA DO PENSAMENTO DE MILTON SANTOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA VOLTADO A REDUÇÃO DOS RISCOS DE DESASTRES NATURAIS*

Auteurs-es

  • Nilton José Capelozza Secretaria de Educação do Estado de São Paulo / UNESP-BAURU
  • Wandreson José Rodrigues Secretaria de Educação do Estado de São Paulo / UNESP-Bauru
  • Lourenço Magnoni Júnior Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP Campus de Bauru - SP/FATEC-Lins

Mots-clés :

O pensamento de Milton Santos. Espaço. Topofilia. Desastres naturais.

Résumé

Este artigo tem por finalidade analisar a contribuição do pensamento de Milton Santos para o ensino de Geografia, o estudo do espaço geográfico e os seus problemas de ordem econômica, política, social, cultural e ambiental, assim como a prevenção e a redução dos riscos de desastres naturais antrópicos na atualidade. Devido ao aumento da frequência e de seus potenciais destrutivos, os desastres naturais cada vez mais, são divulgados pelos diferentes veículos informativos. A reflexão escolar sobre os ensinamentos e os conceitos teóricos de Milton Santos é fundamental para ensinarmos Geografia e estudar devidamente o espaço geográfico em um contexto educacional capacitado para despertar o pensamentocrítico dos estudantes sobre as questões ambientais, destacando também os efeitos dos desastres naturais ao longo da era contemporânea.

Bibliographies de l'auteur-e

Nilton José Capelozza, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo / UNESP-BAURU

* Trabalho apresentado no II Seminário Internacional de Geografi a - Milton Santos 20 anos depois: Desafi os de uma herança intelectual. Evento remoto realizado em novembro de 2021.

Graduado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jaú - SP. Professor efetivo da Rede Pública de Ensino do Governo do Estado de São Paulo. Possui Pós-Graduação Lato-Sensu em Gestão Escolar (FATECE) e Pedagogia pela Sociedade de Ensino Elvira Dayrell. É mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências – UNESP/Campus de Bauru

 

Wandreson José Rodrigues, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo / UNESP-Bauru

Graduado em Geografia e Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração – Bauru/SP. Professor de Educação Básica II, concursado e efetivo, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. É mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências da UNESP/Campus - Bauru/SP.

Lourenço Magnoni Júnior, Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP Campus de Bauru - SP/FATEC-Lins

Graduado em Geografia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP Campus de Bauru - SP, da Faculdade de Tecnologia de Lins (Fatec) e das Escolas Técnicas Estaduais Astor de Mattos Carvalho de Cabrália Paulista - SP e Rodrigues de Abres de Bauru - SP (Unidades de ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza). Membro do Grupo Assessor de Ciência e Tecnologia do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) – Regional Américas e Caribe e da Diretoria Executiva da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Bauru – SP.

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Publié-e

2022-07-29

Comment citer

José Capelozza, N. ., José Rodrigues, W. ., & Magnoni Júnior, L. . (2022). A RELEVÂNCIA DO PENSAMENTO DE MILTON SANTOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA VOLTADO A REDUÇÃO DOS RISCOS DE DESASTRES NATURAIS*. Revista Ciência Geográfica, 26(2), 1077–1091. Consulté à l’adresse https://ppg.revistas.uema.br/index.php/cienciageografica/article/view/2933