O Portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de revistas (SEER), software desenvolvido para a criação e gestão de publicações periódicas eletrônicas. O SEER foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal System) da Universidade British Columbia.

Revues

  • BRATHAIR - REVISTA DE ESTUDOS CELTAS E GERMÂNICOS


    BRATHAIR é um periódico semestral de Estudos Celtas e Germânicos, que surgiu a partir do desejo de aprofundarmos os estudos sobre as sociedades celtas e germânicas e discutirmos com outros pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, temas e pesquisas acerca dos estudos célticos e germânicos.

    A revista BRATHAIR propõe-se a divulgar artigos e resenhas de livros sobre celtas e germanos em português, inglês, francês, alemão, espanhol e italiano - produzidos por profissionais de diversas áreas do conhecimento, a saber: história antiga e medieval, filosofia, filologia, antropologia, arqueologia, literaturas medievais e em línguas celtas, germânicas e latinas. Optamos por publicá-la na Internet, a fim de torná-la acessível a estudiosos e ao público interessado nas culturas celtas e germânicas, ampliando, sobretudo no Brasil, o debate e a produção acadêmicos em tais áreas de pesquisa.

    É preciso, outrossim, salientar que a revista BRATHAIR não possui fins lucrativos. Os artigos nela publicados encontram-se disponíveis gratuitamente on-line. Não são cobradas taxas para submissão e publicação de trabalhos.

  • Ciências Tecnológicas

    A revista Ciências Tecnológicas será uma publicação anual dos cursos de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. O periódico será fundado em 2024 e contará com o financiamento da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UEMA.

  • GUARIMÃ – REVISTA DE ANTROPOLOGIA & POLÍTICA

    Guarimã - Revista de Antropologia e Política é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA), da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA que visa a publicação semestral de artigos inéditos, resenhas, ensaios, debates, dossiês temáticos e traduções sobre assuntos relacionados às Ciências Sociais. Pretendendo constituir-se em um espaço de debates para pesquisadores de diversas universidades em diferentes países, objetivando a ampliação e divulgação científica no campo das Ciências Sociais.

  • LINGUAJARA - Revista de Estudos Linguísticos e Literários da Região dos Guajajara

    A LINGUAJARA - Revista de Estudos Linguísticos e Literários da Região dos Guajajara, periódico semestral, objetiva promover a publicação de resultados de pesquisas atuais e inovadoras nas áreas de Análise, Teoria e Descrição Linguística, Estudos Literários e Ensino de línguas. As edições aceitarão artigos de caráter inédito de pesquisa e/ou revisão. Além da seção de artigos, a revista LINGUAJARA apresenta em seu conteúdo seções específicas ligadas a dossiês temáticos, bem como a publicações de resenhas e textos literários (contos e poemas). O periódico, fundado em 2025,  conta com o financiamento da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UEMA.

  • Revista Brasileira de Engenharia de Pesca

    Prezados leitores,

    É com grande satisfação que apresentamos a REVISTA BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE PESCA – REPESCA, um espaço criado para fortalecer, divulgar e valorizar o conhecimento científico produzido em nossa área. Ao longo de sua trajetória, a REPESCA tem se consolidado como um veículo comprometido com a qualidade, a inovação e a relevância dos conteúdos que publica, acolhendo pesquisas que dialogam diretamente com os desafios e avanços das ciências pesqueiras, da aquicultura, da gestão ambiental e dos ecossistemas aquáticos.

    Nosso propósito é simples e, ao mesmo tempo, profundamente significativo: ser uma ponte entre pesquisadores, estudantes, profissionais e comunidades, compartilhando descobertas, tecnologias sociais, metodologias promissoras e análises que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a tomada de decisões qualificadas no campo das ciências aquáticas.

    Assim, cada edição que chega até você carrega não apenas informação, mas também inspiração, seja por meio de artigos científicos, notas técnicas, relatos de experiência ou revisões de literatura. Buscamos oferecer conteúdo que subsidie práticas profissionais, estimule novas pesquisas e amplie o debate científico, sempre com rigor metodológico e responsabilidade acadêmica.

    Sabemos que a ciência prospera quando é compartilhada. Por isso, convidamos você, pesquisador(a), extensionista, professor(a) ou profissional da área, a fazer parte deste movimento. A REPESCA está de portas abertas para receber trabalhos que tragam contribuições originais, relevantes e alinhadas às necessidades contemporâneas do setor pesqueiro e dos ambientes aquáticos. Ao publicar conosco, você fortalece não apenas sua produção científica, mas também toda uma comunidade que se beneficia do conhecimento produzido.

    Agradecemos o seu interesse, sua confiança e sua presença nesta jornada. Que esta leitura inspire novas ideias, desperte reflexões e incentive ainda mais o compromisso com a ciência, a sustentabilidade e o futuro dos nossos recursos aquáticos.

    Seja bem-vindo(a) à REPESCA.
    Aqui, a ciência navega com você.

  • Revista Ciência Geográfica

    A Revista CIÊNCIA GEOGRÁFICA - Ensino, Pesquisa e Método é uma publicação eletrônica editada pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Bauru – SP com a finalidade de divulgar a atuação profissional e intelectual de geógrafos, professores de Geografia da Educação Básica e Superior, estudantes de Pós-Graduação em Geografia e de Ciências afins. Dentre seus objetivos estão:
    1 - Estimular a produção técnico-científica e didático-pedagógica dos sócios da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Bauru – SP e de pesquisadores da Geografia Brasileira ou de ciências afins;
    2 - Divulgar as ciências brasileiras no plano internacional e evidenciar as ciências mundiais ao conhecimento nacional;
    3 - Promover a difusão e a popularização da Ciência e Tecnologia no âmbito da Geografia ou de Ciências afins;
    4 - Estabelecer, em caráter permanente, articulações orgânicas entre a pesquisa universitária de Geografia e Ciências afins com as salas de aula dos Sistemas de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior.
    As edições online da Revista CIÊNCIA GEOGRÁFICA estão abertas para publicar todas as tendências acadêmicas e científicas críticas que estão em pauta na Geografia e nas diversas Áreas de Conhecimento da Educação Escolar Brasileira contemporânea. O objetivo central da Revista Eletrônica da AGB/Seção Bauru - SP é ampliar o alcance das Pesquisas e do Ensino de Geografia e suas Ciências conexas. As páginas online estão disponíveis para divulgar todas as ações que aproximem a Ciência Geográfica brasileira dos cidadãos que desejam a construção de um mundo mais justo, solidário, democrático e participativo.

  • REVISTA OUTROS TEMPOS: PESQUISA EM FOCO

    A Revista eletrônica de História Outros Tempos – Pesquisa em Foco, ISSN 1808-8031, publicada pela Universidade Estadual do Maranhão –UEMA - é um periódico semestral voltado para a divulgação de artigos inéditos, resenhas e estudos de caso produzidos por professores de IES, doutores, doutorandos e pesquisadores de arquivos, institutos e museus. Atualmente está classificada como B2 no Qualis de periódicos elaborado pela Capes.

  • REVISTA DE LETRAS - JUÇARA

    Revista do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão/Campus Caxias

  • TICs & EaD em Foco

    A revista TICs & EaD em Foco é a publicação científica semestral do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Tem por objetivo destacar a pesquisa, o desenvolvimento e as práticas da Educação a Distância, bem como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação com impacto positivo no Ensino e na Aprendizagem.

    TICs & EaD em Foco

  • REVISTA PRÁTICAS EM EXTENSÃO

    A Revista Práticas em Extensão tem como objetivo ser um espaço privilegiado para a divulgação de resultados e reflexões provenientes das atividades de extensão universitária, destacando sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa.