O ENSINO DA BIOLOGIA CELULAR NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA)

Autores

  • Jéssica Karasek Universidade Feevale
  • Suelen Bomfim Nobre Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v24i2.2112

Resumo

A proposta deste artigo é fazer uma análise das possíveis contribuições da abordagem da temática Biologia Celular, por intermédio de atividades contextualizadoras sob a perspectiva Ciência-Tecnologia- Sociedade- Ambiente (CTSA). A análise será realizada a partir de pesquisa de campo, ocorrida por intermédio de um estágio curricular supervisionado em Biologia, com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual. O principal objetivo é analisar o potencial de estratégias na perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade- Ambiente (CTSA) para o Ensino de Biologia. Optou-se pelo método qualitativo, foram utilizadas estratégias que envolvessem a vivência dos alunos, bem como a pesquisa e a produção do seu próprio conhecimento e a aplicação deste. Os resultados indicam que o ensino e a aprendizagem se tornam mais dinâmico e democrático quando envolvemos a realidade associada ao conceito. Conclui-se que, propor estratégias sob a perspectiva CTSA, viabiliza a construção de conhecimento biológico e de um ensino aplicado a compreensão do mundo a sua volta. Palavras-chave: ensino de Biologia Celular, estratégias CTSA.

Biografia do Autor

Jéssica Karasek, Universidade Feevale

Estudante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Feevale, Novo Hamburgo/RS.

Suelen Bomfim Nobre, Universidade Feevale

Licenciada e Bacharel em Biologia, Mestre e Doutora em Ensino de Ciências e Matemática, Professora da Universidade Feevale, Novo Hamburgo/RS.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

Karasek, J. ., & Nobre, S. B. . (2020). O ENSINO DA BIOLOGIA CELULAR NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA). PESQUISA EM FOCO, 24(2). https://doi.org/10.18817/pef.v24i2.2112