A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OLHARES E REFLEXÕES SOBRE O LETRAMENTO CIENTÍFICO
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v26i1.2630Resumo
A legislação nacional e a literatura especializada nos apresentam o Letramento Científico (LC) como um relevante movimento da educação científica contemporânea. Nessa vertente, este trabalho tem como objetivo analisar como se desenvolve o processo de LC dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir dos projetos de Iniciação Científica, e avaliar as concepções de cinco professoras, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O método adotado foi o qualitativo-exploratório, e a coleta de dados se consolidou através da busca por referenciais teóricos e a realização de um questionário semiestruturado. Os dados foram avaliados a partir da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2010). Foi possível constatar que o LC vem sendo desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental, centrado exclusivamente nos projetos de Iniciação Científica, oriundos de temas ofertados pelos professores. Concluiu-se ainda, que as educadoras não expressam clareza na compreensão da amplitude dos termos que envolvem a pesquisa científica, em especial acerca do LC. Conjectura-se que este resultado possa estar ligado a superficialidade deste tema nos documentos curriculares nacionais e regionais, ou ainda, à pluralidade de abordagens conceituais exploradas na literatura especializada, na qual diferentes teóricos aplicam nomenclaturas distintas para classificar os processos que permeiam a educação científica, podendo ocasionar interpretações equivocadas dos docentes.
Palavras-chave: Educação científica, Ensino Fundamental, Formação Docente, Letramento Científico.