QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA-AÇÃO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v25i1.2339Resumo
A diversidade sexual e as questões de gênero são temáticas que necessitam ser oportunizadas em cursos de formação inicial e continuada de professores para que assim sejam devidamente tematizadas na Educação Básica. Tendo em vista a necessidade de favorecer discussões acerca do tema, foi proposta uma pesquisa-ação na Universidade Feevale, promovida no Curso de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo geral deste estudo foi o de analisar as concepções de licenciandos concluintes e investigar as limitações e potencialidades da abordagem das temáticas “diversidade sexual” e “questões de gênero” no âmbito universitário. A metodologia desta investigação caracteriza-se pelo método qualitativo-exploratório, contemplando a pesquisa-ação. Já os resultados foram avaliados baseando-se na análise de conteúdo e no software Iramuteq®. Os instrumentos de coleta de dados foram constituídos por um questionário semiestruturado (pré e pós-teste) e observação do desenvolvimento de uma sequência didática. Pode-se apontar que as concepções dos licenciandos sobre questões de gênero estão atreladas às seguintes visões: identidade de gênero (é a forma como a pessoa se identifica, gênero feminino ou masculino independente do órgão sexual); condição do sujeito vinculada ao órgão sexual ou sexualidade do indivíduo (heterossexualidade e homossexualidade). Palavras-chave: Diversidade Sexual, Educação Sexual, Formação Docente, Gênero, Pedagogia.Downloads
Publicado
2020-07-24
Como Citar
Silva, F. S. da ., & Nobre, S. B. . (2020). QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PESQUISA-AÇÃO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA. PESQUISA EM FOCO, 25(1). https://doi.org/10.18817/pef.v25i1.2339
Edição
Seção
Artigos