A IMPORTÂNCIA DA DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA UMA SUSTENTABILIDADE REAL
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v27i2.3113Resumo
Trata-se o a partir do delineamento da Educação Ambiental (EA) na perspectiva crítica e a contribuição desta para a educação. O presente artigo se estrutura como um levantamento bibliográfico sobre EA no espaço escolar que nos permitiu traçar um panorama das possibilidades e necessidades de ações ambientais no ensino formal. Através deste texto ampliamos os conhecimentos sobre a temática para embasamento e arcabouço das etapas seguintes da pesquisa dissertativa intitulada “O Lugar da Educação Ambiental no espaço escolar: possibilidades para o ensino médio”. No presente texto apresentamos a pesquisa que está fundamentada na perspectiva da Educação Ambiental Crítica sobre o olhar de alguns dos principais pesquisadores do tema, principalmente Carlos Loureiro, Lucie Sauvé, Marcos Reigota, Marilia Tozoni-Reis, Marilia Torales Campos Marcos Sorrentino e Vanessa Andreoli. Tomando como base essas convicções, refletiremos sobre a relação ser humano-natureza, a ideia de pertencimento, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica, sustentabilidade, espaço escolar.