A IMPORTÂNCIA DA DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA UMA SUSTENTABILIDADE REAL

Autores

  • Andreia de Lourdes Ribeiro Pinheiro Universidade Estadual do Maranhão
  • Maria Goretti Cavalcante de Carvalho Universidade Estadual do Maranhão
  • Zafira da Silva de Almeida Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v27i2.3113

Resumo

Trata-se o a partir do delineamento da Educação Ambiental (EA) na perspectiva crítica e a contribuição desta para a educação. O presente artigo se estrutura como um levantamento bibliográfico sobre EA no espaço escolar que nos permitiu traçar um panorama das possibilidades e necessidades de ações ambientais no ensino formal. Através deste texto ampliamos os conhecimentos sobre a temática para embasamento e arcabouço das etapas seguintes da pesquisa dissertativa intitulada “O Lugar da Educação Ambiental no espaço escolar: possibilidades para o ensino médio”. No presente texto apresentamos a pesquisa que está fundamentada na perspectiva da Educação Ambiental Crítica sobre o olhar de alguns dos principais pesquisadores do tema, principalmente Carlos Loureiro, Lucie Sauvé, Marcos Reigota, Marilia Tozoni-Reis, Marilia Torales Campos Marcos Sorrentino e Vanessa Andreoli. Tomando como base essas convicções, refletiremos sobre a relação ser humano-natureza, a ideia de pertencimento, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica, sustentabilidade, espaço escolar.

Biografia do Autor

Andreia de Lourdes Ribeiro Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA) e Licenciada em Ciências Biológicas pela UEMA.

Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora Adjunto II da Universidade Estadual do Maranhão.

Zafira da Silva de Almeida, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Zoologia pela UFPA/Museu Emílio Goeldi (2009), Mestre em Oceanografia pela UFPE (1996) e Graduada em Ciências Biológicas pela UFMA (1991). *Publicação póstuma, manuscrito produzido antes do falecimento da autora em dezembro de 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Pinheiro, A. de L. R. ., Carvalho, M. G. C. de ., & Almeida, Z. da S. de . (2022). A IMPORTÂNCIA DA DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA UMA SUSTENTABILIDADE REAL. PESQUISA EM FOCO, 27(2). https://doi.org/10.18817/pef.v27i2.3113

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)