A LEITURA DA PAISAGEM PELOS CROQUIS CARTOGRÁFICOS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Autores

  • João Marcos Garcia Vieira Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia – GEOCART/CNPq/Brasil
  • Andréa Aparecida Zacharias FCTE da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCTE/UNESP/Câmpus de Ourinhos-SP

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3053

Palavras-chave:

Ensino e Leitura da Paisagem. Croquis Cartográficos e Mapas Mentais. Raciocínio Geográfico.

Resumo

O presente artigo analisa mapas mentais elaborados a partir de croquis cartográficos dos bairros de vivências dos alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da E.E Prof. Léo Pizzato, alocada na unidade prisional do Município de Assis/SP/Brasil. Objetiva-se entender como o raciocínio geográfico atua sobre os diferentes ambientes que compõem suas paisagens. A metodologia adotada levou em conta as propostas de Vieira e Zacharias (2020 e 2021) e Simielli (1996), baseadas na Cartografia Social. Esta caracteriza-se por trazer reflexões sobre as realidades de comunidades fragilizadas mediadas por atividades escolares compostas pela tríade - Ensino de Geografia – Espaço – Linguagem Cartográfica. Os croquis cartográficos foram avaliados considerando a operação cognitiva espacial do Raciocínio Geográfico (RG) das práticas espaciais representadas pelos reeducandos. Ao fim, foi possível verificar que os mapas mentais refletiram sobre seus lugares de vivências, evidenciando os espaços percebidos, vividos e afetivos, quando em privação de liberdade.

Biografia do Autor

João Marcos Garcia Vieira, Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia – GEOCART/CNPq/Brasil

Bacharel em Direito pela Universidade Paulista – UNIP. Graduando em Bacharel e Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCTE/UNESP/Câmpus de Ourinhos. Profº de Sociologia e Filosofia na SEE/São Paulo. Profº de Ciências Humanas - Projeto “Educação nas Prisões” na D.R de Ensino de Assis/SP. Profº de Geografia do Colégio Paraguaçu em Paraguaçu Paulista/SP. Membro do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia – GEOCART/CNPq/Brasil.

Andréa Aparecida Zacharias, FCTE da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCTE/UNESP/Câmpus de Ourinhos-SP

Profª Drª da Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação – FCTE da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCTE/UNESP/Câmpus de Ourinhos-SP. Profª Credenciada no PPGG/IGCE/UNESP/Câmpus de Rio Claro-SP. Líder do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia – GEOCART/CNPq/Brasil.

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Vieira, J. M. G. ., & Zacharias, A. A. . (2022). A LEITURA DA PAISAGEM PELOS CROQUIS CARTOGRÁFICOS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE . Revista Ciência Geográfica, 26(3), 1173–1186. https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3053