A LEITURA DA PAISAGEM PELOS CROQUIS CARTOGRÁFICOS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3053Palavras-chave:
Ensino e Leitura da Paisagem. Croquis Cartográficos e Mapas Mentais. Raciocínio Geográfico.Resumo
O presente artigo analisa mapas mentais elaborados a partir de croquis cartográficos dos bairros de vivências dos alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da E.E Prof. Léo Pizzato, alocada na unidade prisional do Município de Assis/SP/Brasil. Objetiva-se entender como o raciocínio geográfico atua sobre os diferentes ambientes que compõem suas paisagens. A metodologia adotada levou em conta as propostas de Vieira e Zacharias (2020 e 2021) e Simielli (1996), baseadas na Cartografia Social. Esta caracteriza-se por trazer reflexões sobre as realidades de comunidades fragilizadas mediadas por atividades escolares compostas pela tríade - Ensino de Geografia – Espaço – Linguagem Cartográfica. Os croquis cartográficos foram avaliados considerando a operação cognitiva espacial do Raciocínio Geográfico (RG) das práticas espaciais representadas pelos reeducandos. Ao fim, foi possível verificar que os mapas mentais refletiram sobre seus lugares de vivências, evidenciando os espaços percebidos, vividos e afetivos, quando em privação de liberdade.