CARACTERIZAÇÃO DA ICTIOFAUNA COMERCIALIZADA NOS MERCADOS PÚBLICOS DA CIDADE DE PARNAÍBA, PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.18817/repesca.v8i2.1098Palavras-chave:
Nomes populares, Peixes comerciais, TaxonomiaResumo
As informações sobre composição da ictiofauna comercializada contribuem para a estatística pesqueira gerando dados de produção mais precisos tendo em vista que as espécies são identificadas pela nomenclatura zoológica global. O objetivo deste trabalho foi realizar levantamento dos peixes marinhos, estuarinos e dulcícolas comercializados nos mercados públicos da cidade de Parnaíba, por meio de visitas aos mercados no período entre março à novembro de 2013, onde se utilizou uma planilha, em cada ponto comercial, para obtenção dos dados. Foram identificadas 92 espécies, sendo Scomberomorus brasiliensis encontrada com maior frequência nos mercados visitados. A maioria das espécies foi proveniente de ambientes marinhos do próprio estado do Piauí. Quanto à forma de exploração do pescado, 97% foram por meio da pesca extrativa em ambiente marinho ou dulcícola, e apenas 3% das espécies registradas foram provenientes da aquicultura. Verificou-se também, casos em que apenas um nome popular designa um grupo de espécies, enquanto uma espécie conhecida cientificamente recebeu diferentes nomes comuns em diferentes comunidades.Downloads
Publicado
2016-05-30
Como Citar
de CUNHA, F. E. de A. (2016). CARACTERIZAÇÃO DA ICTIOFAUNA COMERCIALIZADA NOS MERCADOS PÚBLICOS DA CIDADE DE PARNAÍBA, PIAUÍ. Revista Brasileira De Engenharia De Pesca, 8(2), 13–25. https://doi.org/10.18817/repesca.v8i2.1098
Edição
Seção
Artigos