PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM EXPERIMENTOS POR ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO MANEIRA DE APRENDER CONCEITOS INICIAIS DA QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1655Resumo
As Tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e este é um aspecto que precisa ser considerado pelo professor ao planejar suas aulas. Assim, este estudo teve como objetivo potencializar o aprendizado de conceitos iniciais da Química por meio da produção de vídeos que envolvam experimentos com material concreto. A intervenção pedagógica foi desenvolvida no ano letivo de 2017, junto a quatro estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Millenium, durante as aulas de Ciências. Essa escola é particular e fica localizada no município de Confresa/MT. Para essa produção dos vídeos, cada estudante recebeu determinado assunto para desenvolver uma atividade experimental e, ao gravar, explicar os conceitos da Química envolvidos. Os estudantes foram orientados a elaborar um roteiro, a testarem o experimento, a observarem as condições de iluminação e acústica do local da gravação, além de serem instruídos sobre como realizar a edição dos vídeos antes da socialização que ocorreu com a turma. As ações desenvolvidas envolveram o estudo de conceitos teóricos, a realização de atividades práticas com material alternativo, a observação de vídeos de experimentos e a produção de novos vídeos pelos próprios estudantes, situação em que foram os verdadeiros protagonistas do aprendizado. Pelo envolvimento e empenho dos estudantes no desenvolvimento dessa intervenção pedagógica e pelos vídeos produzidos foi possível afirmar que o desenvolvimento dessas duas estratégias – realização de experimentos e produção de vídeos – tornou-se exequível proporcionar aos estudantes participantes a construção de aprendizados com significado e a compreensão dos conceitos químicos estudados. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Estratégias de Ensino. Experimentação. Tecnologias. Vídeos.Downloads
Publicado
2018-07-04
Como Citar
Santos, W. I. dos, & Leão, M. F. (2018). PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM EXPERIMENTOS POR ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO MANEIRA DE APRENDER CONCEITOS INICIAIS DA QUÍMICA. PESQUISA EM FOCO, 23(1). https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1655
Edição
Seção
Artigos