RECURSOS DIDÁTICOS INTERATIVOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: SOFTWARES DE APOIO AO ENSINO REMOTO OU HÍBRIDO

Autores

  • Marcelo Franco Leão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
  • Samara Sales da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3303

Resumo

Muitos estudantes consideram o estudo da Física como disciplina difícil, algo complexo, por envolver muita teoria e cálculos, o que torna o aprendizado monótono e desinteressante. Ao longo dos anos, têm sido realizados estudos que visam elaborar metodologias de ensino e recursos pedagógicos que contribuam para facilitar o ensino de Física, tornando as aulas mais atrativas e interessantes. Assim, o objetivo desse estudo foi expor softwares interativos utilizados em aulas de Física de acordo com os artigos publicados desde 2010 pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e qualitativo, cuja fonte de dados foi um periódico especializado na área e com o recorte temporal compreendido entre 2010 a 2021. Ao todo foram encontrados 29 artigos que trouxessem abordagens mais atualizadas sobre o uso de recursos digitais em seu desenvolvimento como Softwares, simuladores e/ou ambientes virtuais de aprendizagem, que visam tornar o ensino de Física mais atrativo. A maior incidência de artigos foi voltada ao Ensino Médio e Ensino Superior. Ampla maioria deles buscou inserir tais ferramentas no processo de ensino e alguns outros estudos foram voltados à formação de professores, cuja preocupação foi promover o contato dos docentes com as ferramentas digitais para que conhecessem e introduzissem em suas aulas. Logo, a realização deste estudo permitiu constatar que o ensino de Física foi beneficiado com o uso desses recursos pedagógicos digitais, o que demonstra a potencialidade e viabilidade de serem utilizados amplamente nas aulas, principalmente nesse momento de transição entre o ensino remoto, híbrido, e retorno ao presencial.

 

Palavras-chave: Ensino de Física, recursos tecnológicos, simulações computacionais.

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor EBTT efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus de Confresa.

Samara Sales da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Licenciada em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Confresa.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Leão, M. F., & Silva, S. S. da. (2023). RECURSOS DIDÁTICOS INTERATIVOS PARA O ENSINO DE FÍSICA: SOFTWARES DE APOIO AO ENSINO REMOTO OU HÍBRIDO. PESQUISA EM FOCO, 28(1). https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3303