IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA UMA TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO DE PONTINÓPOLIS/MT

Autores

  • Cleide Marques da Silva
  • Aldemira Ferreira da Silva
  • Marcelo Franco Leão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v25i1.2344

Resumo

Na atualidade, buscam-se alternativas para tornar a aprendizagem mais significativa, cujo intuito é promover a autonomia de pensamento, de posicionar-se criticamente e de exercer a cidadania. Para tanto, o ensino praticado pelo professor precisa despertar o interesse dos estudantes e envolve-los na construção dos saberes. O objetivo deste estudo foi investigar a importância do ensino de ciências e da escola do campo segundo os estudantes e professora da disciplina do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica do Campo de Pontinópolis, situada no município de São Félix do Araguaia estado de Mato Grosso. Esta pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, foi realizada no primeiro semestre de 2017 e envolveu os seis estudantes matriculados na turma, além da professora da disciplina de Ciências. Para coletar dados foi utilizou um questionário constituído por 6 questões abertas, cujos resultados foram interpretados por meio da metodologia da Análise de Conteúdo. Foram identificadas as seguintes categorias: Significado de estudar e a importância da escola; Mudanças necessárias nas aulas de Ciências; Desafios ao estudar Ciências; e Contribuições do processo educativo para suas vidas. Os estudantes consideram importantes os conceitos abordados no livro didático, solicitam a realização de aulas experimentais em laboratório, além de aulas com estratégias diversificadas e inovadoras. Logo, é preciso ampliar esta reflexão entre os professores de ciências desta modalidade de ensino para que sejam utilizados diferentes recursos e estratégias para superar dificuldades, além de interligar os conceitos abordados em sala de aula com as vivências dos estudantes do campo. Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino de Ciências, Desafios, Processo educativo.

Downloads

Publicado

2020-07-24

Como Citar

Silva, C. M. da ., Silva, A. F. da ., & Leão, M. F. (2020). IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA UMA TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO DE PONTINÓPOLIS/MT. PESQUISA EM FOCO, 25(1). https://doi.org/10.18817/pef.v25i1.2344