ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM AUTISMO EM UM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO: COM A PALAVRA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1656Resumo
Este estudo teve como objetivo descrever como está ocorrendo o atendimento a estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) em escolas públicas de Barra do Bugres/MT e identificar as concepções dos profissionais da Educação sobre o direito subjetivo das pessoas que sofrem desse transtorno neurológico. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, realizada em 2014, a qual envolveu escolas estaduais de ensino comum, APAE e Assessoria Pedagogia desse município. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e foram analisados pela metodologia da análise de conteúdo, cujas categorias préestabelecidas foram: ciência dos casos existentes, disponibilidade de profissionais habilitados, capacitação dos profissionais da educação para desenvolverem o atendimento, forma com que ocorre esse atendimento em sala de aula e busca por parcerias. Constatou-se que apenas uma criança com o transtorno está frequentando a escola comum no município. Todas escolas possuem psicopedagogos, porém são poucos os profissionais da Educação que receberam formação específica para desempenhar o atendimento ao estudante com TEA. É notório o esforço por parte da escola em receber o estudante com espectro autista, mesmo sem estar devidamente capacitada e adequada para tornar esse atendimento possível. A escola comum também busca apoio na APAE, porém falta o apoio do Estado que se omite de sua responsabilidade quanto à inclusão, pois não basta conter o termo escrito nas Políticas educacionais mas, sim, implementá-las. Logo, é preciso avançar nessa discussão para que ocorra uma educação de qualidade em uma escola que seja inclusiva, efetivamente todos caibam. Palavras-chave: Autismo. Transtorno. Educação Especial. Educação inclusiva.Downloads
Publicado
2018-07-04
Como Citar
Santos, L. L. N., Leão, M. F., & Agapito, F. M. (2018). ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM AUTISMO EM UM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO: COM A PALAVRA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. PESQUISA EM FOCO, 23(1). https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1656
Edição
Seção
Artigos