A IDEIA DO LÚDICO COMO OPÇÃO METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O QUE DIZEM OS TCC DOS EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL?

Weyffson Henrique Luso dos Santos, José Claudio Del Pino, Jackson Ronie Sá-Silva, Rômulo Sampaio Pinheiro

Resumo


A partir da análise de 10 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de egressos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi possível compreender e problematizar os discursos sobre o Lúdico e a Ludicidade utilizados para indicar metodologias de ensino e recursos didáticos a serem empregadas na melhoria do ensino e aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio. Trata-se de uma investigação qualitativa que utilizou os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa documental e dos Estudos Culturais para a discussão do objeto de investigação. Foram analisados TCCs defendidos no período de 2011 a 2013. As metodologias de ensino apontadas pelos egressos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, como lúdicas, se configuram como potentes ferramentas a serem utilizadas no ensino de Ciências e Biologia no intuito de garantirem aulas mais competentes para a comunicação do conhecimento e para o desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem visto como mais eficiente. Além disso, foram percebidas contradições quanto ao uso das ferramentas didáticas classificadas como lúdicas. Alguns egressos deixam evidente a dificuldade e complexidade da operacionalidade didática das atividades lúdicas. Entende-se que aulas lúdicas são importantes, mas não são as que determinam uma aprendizagem mais significativa de Ciências e Biologia.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Biologia. Lúdico. TCC. Estudos Culturais.

THE IDEA OF THE PLAYFUL ACTION AS A METHODOLOGICAL OPTION IN THE TEACHING OF SCIECES AND BIOLOGY: WHAT THE TCCS OF THE GRADUATED ONES OF THE BIOLOGICAL SCIENCES LICENCIATE DEGREE OF THE RIO GRANDE DO SUL FEDERAL UNIVERSITY SAY?

ABSTRACT

From the analysis of 10 TCC works (Course Completion) of graduated ones of the course of Biological Sciences Licenciate Degree of the Rio Grande do Sul Federal University it was possible to understand and discuss the discourses about the playful action and the playfulness used to point out the teaching methodologies and the didactic resources to be used in the increase of the teaching and learming of Sciences in the Fundamental teaching and Biology in the High School. It deals with a quantitative investigation which used the theoretical methodological pressupositions of the documental inquiry and of the Cultural Studies for the discussion of the investigation goal. It was analysed TCCs defended in the period from 2011 to 2013. The methodologies of teaching pointed out by the graduated ones of the Course Biological Sciences Licenciate Degree as play action represent themselves like powerful tools to be used in the teaching of Sciences and Biology aiming at guarantee more competent classes for the communication of the knowledge and for the development of a teaching-learming process seen as the most efficient. Moreover it was perceived contradictions as to the use of the didactic tools classified like play games. Some graduated ones make evident the difficulty and complexity of the didactic operating efficiency of the play game a performances. It is understood that the play game classes are important, but they are not those ones which determine a more significant learming of Sciences and Biology.

Keywords: Sciences and Biology Teaching. Playfulness. TCC. Cultural Studies.

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