ESCOLA, EDUCAÇÃO EM SAÚDE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: problematizando as parasitoses intestinais
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v18i1.325Resumo
O estudo descreve as representações sociais de quatro professoras da educação infantil de uma escola municipal de São Luís – MA sobre as parasitoses intestinais. Entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com as professoras a partir da apresentação dos índices de positividade dos exames parasitológicos (64,39%) dos estudantes. Utilizando o aporte teórico das Representações Sociais, foram evidenciadas as seguintes categorias: “as parasitoses intestinais são verminoses”; “no ambiente encontra-se todas as condições para a contaminação”; e “a falta de higiene é o principal fator para a aquisição de parasitos intestinais”. Tendo em vista essas percepções, acreditamos que os docentes – utilizando-se de seus conceitos prévios e de conteúdos sistematizados sobre Educação em Saúde – podem atuar na prevenção das parasitoses intestinais ao problematizar e discutir o tema com os alunos.Downloads
Publicado
2010-12-15
Como Citar
Sá-Silva, J. R., Fernandes Porto, M. J., Brito de Sousa, C. E., & Pereira de Almeida, F. V. (2010). ESCOLA, EDUCAÇÃO EM SAÚDE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: problematizando as parasitoses intestinais. PESQUISA EM FOCO, 18(1). https://doi.org/10.18817/pef.v18i1.325
Edição
Seção
Artigos