APRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v27i2.3109Resumo
O ano de 2022 caminha para o fim e com ele encerra um período recente de nossa história, que se configurou por profundas contradições, retrocessos, obscurantismo e incessantes ataques ao pensamento crítico. A Academia, mesmo sofrendo reiteradas tentativas de aniquilamento, seguiu reafirmando seu compromisso social e político com a produção, divulgação e popularização do conhecimento científico. Encerramos o quadriênio do negacionismo com o desejo revigorado de remover os escombros autoritários e reconstruir os pilares fundamentais de uma sociedade plural, livre, ética, cidadã e empenhada com a garantia de direitos para todos/as. Para tanto, a educação seguirá exercitando o esperançar como ação imprescindível do processo emancipatório dos sujeitos e da construção de uma realidade com justiça social. A Revista Pesquisa em Foco Educação e Ensino da Universidade Estadual do Maranhão, volume 27, número 2, Jul./Dez. 2022, cumpre sua missão com a publicação qualificada de discussões educacionais que ampliam os olhares para pensar Educação e Ensino como possibilidades de resistência. Este volume traz aos leitores e leitoras diversas produções relacionadas com pesquisas educacionais: Pedagogias culturais e produção de gênero; Projeto político pedagógico; Ensino de Ciências por investigação; Educação Ambiental crítica; Práticas curriculares democráticas; Educação Ambiental em licenciaturas de Ciências Humanas; O direito das pessoas idosas e a (in)visibilidade na EJA; A perspectiva queer e o processo formativo em biblioteconomia no Brasil. Desta forma, esperamos que as abordagens das pesquisas educacionais apresentadas nos oito artigos publicados possam fomentar discussões educacionais aprofundadas.