APRESENTAÇÃO

Autores

  • Jackson Ronie Sá-Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Weyffson Henrique Luso dos Santos Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v25i2.2472

Resumo

A atipicidade do ano de 2020 impôs diversos desafios, sobretudo, no campo da Educação. A pandemia da covid-19 colocou em pauta a multiplicidade de possibilidades para pensar o ensino e as aprendizagens. Aliado a tudo isso, ainda vivenciamos a escalada do obscurantismo que insiste em negar as contribuições da Ciência e tenta nos empurrar para o retrocesso. O pensamento livre e crítico tem se tornado, dia a dia, um posicionamento necessário e de resistência. Diante de todas essas questões, a Revista Pesquisa em Foco Educação e Ensino da Universidade Estadual do Maranhão, volume 25, número 2, Jul./Dez. 2020, cumpre o seu compromisso social e reitera seu posicionamento em defesa do conhecimento científico, publicando mais um volume que traz como centralidade discussões que contribuem para um debate denso e comprometido com temas relacionados a Educação e ao Ensino. Este volume traz aos leitores e leitoras pesquisas sobre Aulas Remotas; O lúdico e o Ensino Universitário; Leitura e Produção Textual com crianças; Modelagem Matemática; Ferramentas digitais na Alfabetização e Letramento; A BNCC e o Ensino de Matemática; Formação Docente no século XXI; Masculinidades e Silenciamento em debate. A partir de toda essa pluralidade de temas, esperamos que os oito artigos possam fomentar reflexões e discussões produtivas sobre Educação e Ensino.

Biografia do Autor

Jackson Ronie Sá-Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Editor da Revista Pesquisa em Foco (UEMA)

Weyffson Henrique Luso dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Assistente de Edição da Revista Pesquisa em Foco (UEMA)

Downloads

Publicado

2021-01-21

Edição

Seção

Apresentação