APRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v25i2.2472Resumo
A atipicidade do ano de 2020 impôs diversos desafios, sobretudo, no campo da Educação. A pandemia da covid-19 colocou em pauta a multiplicidade de possibilidades para pensar o ensino e as aprendizagens. Aliado a tudo isso, ainda vivenciamos a escalada do obscurantismo que insiste em negar as contribuições da Ciência e tenta nos empurrar para o retrocesso. O pensamento livre e crítico tem se tornado, dia a dia, um posicionamento necessário e de resistência. Diante de todas essas questões, a Revista Pesquisa em Foco Educação e Ensino da Universidade Estadual do Maranhão, volume 25, número 2, Jul./Dez. 2020, cumpre o seu compromisso social e reitera seu posicionamento em defesa do conhecimento científico, publicando mais um volume que traz como centralidade discussões que contribuem para um debate denso e comprometido com temas relacionados a Educação e ao Ensino. Este volume traz aos leitores e leitoras pesquisas sobre Aulas Remotas; O lúdico e o Ensino Universitário; Leitura e Produção Textual com crianças; Modelagem Matemática; Ferramentas digitais na Alfabetização e Letramento; A BNCC e o Ensino de Matemática; Formação Docente no século XXI; Masculinidades e Silenciamento em debate. A partir de toda essa pluralidade de temas, esperamos que os oito artigos possam fomentar reflexões e discussões produtivas sobre Educação e Ensino.