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CALL FOR PUBLICATION

Revista de Letras Juçara, a biannual publication by the Department of Language of the State University of Maranhão - UEMA/Campus Caxias, is receiving articles and reviews for the next issue, accepting texts in Portuguese, English and Spanish. Articles are submitted to the double-blind peer review system and must strictly follow the journal's formatting rules.

Check out the full call. Submissions are online.

  • CHAMADA PARA SUBMISSÃO EM DOSSIÊ TEMÁTICO: Linguagem e Enunciação: a semântica operatória de Antoine Culioli

    2024-09-23

    This dossier seeks to gather articles/essays that present as theoretical and methodological support the Theory of Predicative and Enunciative Operations (TOPE), by Antoine Culioli (1990,1999a, 1999b, 2018) and its sequencers such as Rezende (2000), Romero (2000), Pria (2009) and Franckel (2011). For this theory, language is understood as an activity of representation of the construction of meaning, accessible through textual sequences that are traces of operations. It has an indeterminate nature that allows a plasticity in the construction of representation work done by the enunciators. We want to encourage reflections about the comprehension of the language activity of the enunciator subject in the construction of values references of linguistic units according to theoretical and methodological procedures provided by TOPE; as well as promoting the dissemination of observation modes (formal processes) as the operations of language (formalizable) are supporting stabilized representations (enunciated) of which the linguistic unit analyzed is constitutive and how it is possible to move from one stability to another. In short, the articles/essays gathered through this dossier will help to explain a dynamic treatment of language to the linguistic community.

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  • CHAMADA PARA ORGANIZAÇÃO DE DOSSIÊS TEMÁTICOS

    2024-08-30

    A Revista de Letras Juçara convida pesquisadores a apresentarem propostas de dossiê temático. Organizadores que desejarem submeter um dossiê temático devem enviar a proposta através do e-mail: revistajucara@gmail.com com o assunto do e-mail “PROPOSTA DE DOSSIÊ TEMÁTICO”

    Prazos

    Propostas para publicação em 2024: envio até o dia 15 de setembro de 2024.

    Propostas para publicação em 2025: envio até o dia 30 de outubro de 2024. 

    O que é um dossiê?

    Dossiês temáticos reúnem artigos/ensaios sobre um determinado tema e permitem, pela sua especificidade, discussões mais aprofundadas e diferentes perspectivas (críticas, teóricas, metodológicas) sobre um determinado tópico.

    Não há um número específico de artigos que devem compor um dossiê temático, mas espera-se que os textos aceitos consigam dar conta do tema tratado, contribuindo para novas concepções e formas de observar o objeto em escrutínio. Além de dialogar com as pesquisas atuais ou históricas sobre o tema.

    Preparando uma proposta de dossiê

    A proposta deve conter as seguintes informações:

    1. Nome dos organizadores do dossiê e suas afiliações institucionais (dois ou três pesquisadores, doutores);
    2. Título curto e sintético do dossiê em português e em espanhol ou inglês;
    3. Definição da temática e delimitação da abrangência dos artigos a serem submetidos;
    4. Apresentação da proposta e breve justificativa, em inglês e português ou espanhol, ressaltando a importância e contribuição do dossiê para o campo dos estudos Linguísticos, Literários ou de Ensino de Línguas.

    A Revista de Letras Juçara incentiva a apresentação de propostas de dossiês com equilíbrio entre os colaboradores do sexo feminino e masculino. Na medida do possível, os organizadores também devem priorizar a diversidade regional e institucional dos pesquisadores brasileiros convidados.

    Artigos inéditos e originais podem ser submetidos em português, inglês e espanhol.

    O Conselho Executivo considerará o conjunto de propostas de dossiês temáticos recebidos até o prazo estabelecido. A seleção das propostas será realizada pelos editores da revista tendo em vista a originalidade do tema e a pertinência da proposta para as discussões em Linguística, Literatura e Ensino de Línguas.

    Os organizadores de dossiê receberão um cronograma do número após a aceitação de sua proposta pelo Conselho Executivo.

    As responsabilidades dos organizadores

    Os organizadores do dossiê são responsáveis por:

    1. redigir a chamada do dossiê;
    2. convidar autores;
    3. avaliar os artigos submetidos para o dossiê ou sugerir pareceristas para a avaliação;
    4. entregar as avaliações dos artigos submetidos para o dossiê da revista dentro do cronograma acordado;
    5. escrever a apresentação do dossiê, quando da sua publicação.

    As orientações acima devem ser rigorosamente seguidas, para que se evitem atrasos e comprometimento do processo editorial.

    ATENÇÃO: Os organizadores do dossiê não receberão qualquer compensação monetária pelo trabalho associado à publicação do dossiê.

    O processo de avaliação duplo cego por pares para artigos em dossiê é idêntico ao das submissões regulares da revista.

    Os organizadores do dossiê NÃO são obrigados a aceitar qualquer manuscrito, mesmo de autores convidados, e não devem ter receio de rejeitar qualquer submissão que esteja abaixo dos padrões editoriais da Revista de Letras Juçara.

     

     

    Os editores

    Revista de Letras Juçara

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  • Número especial comemorativo - 200 anos de Gonçalves Dias

    2023-07-30

    CHAMADA ABERTA

    Dossiê:

    CONTEXTOS SOCIAIS DO BRASIL E PORTUGAL E PRODUÇÕES ESCRITURÍSTICAS MULTITEMÁTICAS DE GONÇALVES DIAS (1823-1864).

    Organização: 1. Solange Santana Guimarães Morais (UEMA); 2. Emanoel César Pires Assis (UEMA); 3. Francinaldo de Jesus Morais (SEDUC/MA).

    Prazos para submissão: de 01/08 a 15/10.

    Previsão de publicação: dezembro/2023.

    O maranhense Gonçalves Dias (1823-1864) é um aclamado poeta que também se destaca por outros caminhos da escrita; percorre por vários gêneros textuais; demonstra que o seu interesse pelas Letras ocorre de forma eclética, dinâmica; apresenta riquezas de informações que alcançam áreas de estudos como Literatura, História, Geografia, Filosofia, Etnografia, Filologia e Teatro; e, oferece, assim, múltiplos recursos para pesquisas de cunho interdisciplinar. Um exemplo são suas “Cartas”, que se constituem em importantes documentos de análise tanto para a Literatura – linguagem, estilo, temática; como para os estudos historiográficos – cultura, política, economia e relações sociais do século XIX. Neste sentido, a partir destes entendimentos sobre as habilidades intelectuais do autor maranhense, o presente dossiê objetiva apresentar estudos que tratam das formas dos processos de produção, circulação e práticas escriturísticas de Gonçalves Dias sob a observância do seu jeito de ser e estar no mundo. Os trabalhos podem resultar de experiências literárias instigantes e reflexivas pelos autores. Como suporte teórico, as contribuições podem se valer, dentre outros, dos estudos de Pereira (1943), Candido (2006), Bandeira (1952), Dias (1971, 1979, 1998), Leal (1987), Moraes (1998) e Santos (2017). Para tanto, aceitam-se artigos relacionados aos “vários caminhos da escrita” de Gonçalves Dias aqui elencados.

    Justificativa: Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias, Maranhão, no dia 10 de agosto de 1823. A cidade, suas instituições como ACL, IHGC, SEMEDUC, UEMA e indivíduos têm se mobilizado para as comemorações alusivas ao escritor e, ainda, em razão das festividades relacionadas à data em que ocorreu a Adesão de Caxias à independência do Brasil, no 01 de agosto de 1823. Trata-se, portanto, de um Dossiê que se soma às comemorações da feliz convergência dos aniversários dos bicentenários da cidade e do Poeta no próximo mês de agosto de 2023. 

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  • Chamada V7 N2 - Revista de Letras Juçara

    2023-07-05

    Dossier:

    ONCE UPON A TIME... IN OUR TIME: SOCIAL ISSUES IN VERBAL AND VISUAL PRODUCTIONS OF THE LITERATURE FOR CHILDREN AND YOUNG PEOPLE

    Organização do dossiê temático:

    Márcia Tavares (UFCG), Dheiky do Rêgo Monteiro Rocha (UEMA/ UFCG), Thiago Alves Valente (UENP).

    Deadline for submission: 06/07 to 06/09.

    Expected publication date: december/2023.

    Thematic Dossier:

    In contemporary literary narratives targeted to children and young people, multiple themes are mobilized to compose the stories, given the various possibilities of (re)creation. Fairy tales, for example, bring in their inventory a component of the oral tradition, from immemorial times, passing through other social-cultural contexts of production. Currently, many stories gain other versions and legitimate adaptations to the demands of representation of the human condition or establish inter-textual relationships with these classic tales, without losing their aesthetic value, whether in verbal and visual achievements, or in interactions with other languages. The theme suggested for this dossier proposes to bring together theoretical and critical reflections on contemporary literary works that focus on important themes to our social-historical time, such as identity, race, politics, war, oppression, immigration, death, violence, melancholy, ecology, among others. By the way, the dossier intends to present studies that deal with the types of production, circulation and reading practices processes. Under the observance of the way of being in the world, these stories can provide thought-provoking and reflective literary experiences for children and young people, who are also surrounded by these thematic aspects in social life, giving them autonomy through new meanings in the reading horizon, according to trends listed by critics and scholars Colomer (2017), Gregorin Filho (2011), Hunt (2010), Khéde (1990), Lajolo and Zilberman (1984) and Souza (2001). That said, it is convenient to focus on the fairy tale, tale in general, retelling and minitale genres. Therefore, studies of children's and youth works are accepted, under multiple critical perspectives of contemporary thought.

    Justification:

    The investigation of the productions of contemporary narratives, in verbal and visual productions, made available to child and adolescent readers, is necessary due to the continuous important research that are consolidated in the field of the scope focused, in literary studies, outlining concentrated and dynamic paths regarding the social issues, built on the narrative level, for reflection on the factors of production, circulation and reception.

     

     

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  • Chamada V7 N2 - Revista de Letras Juçara

    2023-07-05

    Dossiê: A ADAPTAÇÃO DA LITERATURA PARA O CINEMA: POSSIBILIDADES DE ANÁLISE E PESQUISA

    Organizadores do dossiê temático: Prof. Dr. Carlos Augusto Viana da Silva (UFC)

    Prof. Dr. Francisco Romário Nunes (UESPI)

    Prof. Dr. José Ailson Lemos de Souza (UEMA)

    Prazos para submissão: de 06/07 a 01/10.

    Previsão de publicação: dezembro/2023.

     

    Em seu surgimento, o cinema estabelece vínculos com a literatura, seja no esforço de recriar técnicas narrativas caras à tradição literária a partir de imagens em movimento, ou seja pelo amplo recurso à adaptação de obras literárias. Com a rápida ascensão do cinema como expressão artística e cultural na modernidade, as inovações técnicas, conforme Walter Benjamin (2012), alteraram diversos parâmetros e valores que haviam balizado a relação entre arte, público e crítica. George Bluestone (1957), um dos primeiros autores a discutir sobre a adaptação de romances, considera as especificidades estéticas de cada gênero narrativo e conclui ser incompatível manter seus respectivos valores com o recurso à adaptação. No entanto, Décio Torres Cruz (2014) declara que a adaptação reafirma continuamente os contornos cada vez menos claros a separar literatura e cinema. Nessa perspectiva, mudanças e interconexões entre essas artes seriam mais uma via de mão dupla do que supõe a visão sobre a adaptação como arte meramente derivativa. Outra direção teórica a também refutar tal visão considera a adaptação por meio da intertextualidade ou transtextualidade (STAM, 2006; SCHOBER, 2013; CUTCHINS, 2017).   Dennis Cutchins (2017) propõe que o estudo da adaptação deve ser central em toda disciplina dedicada ao estudo de textos (literatura, cinema, teatro, etc.), uma vez que dialogismo e intertextualidade instauram processos complexos de produção de sentidos, dos quais a adaptação de obras literárias tem contribuído ininterruptamente desde o surgimento do cinema. Interessa-nos, nesse ponto, considerar a adaptação como objeto de estudo e pesquisa no interior dos estudos literários. Fábio Durão (2020) cita a espécie de impasse em incorporar filmes aos estudos literários no contexto acadêmico brasileiro, e defende a necessidade de se estabelecer abordagens de análise específicas. Porém, talvez a própria natureza da adaptação (envolta em circunstâncias culturais, históricas, materiais, e transdisciplinares) resista a análises a partir de modelos específicos. No contexto anglófono, há certa polarização metodológica no estudo da adaptação. Kamilla Elliott (2014) identifica essa divisão entre perspectivas formalistas e neoformalistas, preocupadas em definir, nomear e sistematizar o estudo da adaptação, e outras, atreladas à pós-modernidade, tratando a adaptação a partir dos paradigmas de indeterminação, pluralismo, hibridismo, pastiche, e fragmentação. Enquanto um grupo se concentra na análise do texto (adaptação), o outro se interessa igualmente pelo contexto, por aspectos culturais, e posiciona-se contra qualquer tipo de elitismo quanto aos objetos de pesquisa. Elliott (2014) propõe aos pesquisadores o desafio de experimentar metodologias híbridas, que incorporem princípios e orientações de ambas as perspectivas. Este dossiê tem o objetivo de reunir artigos sobre a adaptação da literatura para o cinema que contemplem abordagens de análise atentas tanto a aspectos formais quanto culturais, com o fim de delinear análises plurais, mas que pensem a adaptação como possibilidade de leitura e interpretação atenta a fatores estéticos e socioculturais.

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  • SUBMISSÕES PRORROGADAS

    2023-03-16

    O prazo de submissões para o Dossiê: " LINGUAGEM, ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA E MULTICULTURALISMO/INTERCULTURALISMO" foi prorrogado até 31/03/2023.

    Organizadores do dossiê temático:

    Prof. Dra. Fabíola de Jesus Soares Santana (UEMA)

    Profa. Dra. Maria Medianeira de Souza (UFPE)

    Prof. Dr. Wellington Vieira Mendes (UERN)

    Prazos para submissão: de 18/01 a 18/03.

    Previsão de publicação: julho/2023.

    O presente dossiê temático da Revista de Letras Juçara objetiva reunir estudos e pesquisas que abordem a temática LINGUAGEM, ENSINO DE LÍNGUA E MULTICULTURALISMO/INTERCULTURALISMO de natureza teórica e/ou aplicada acerca da educação linguística no processo ensino/aprendizagem de língua materna ou de uma segunda língua, considerando a multiplicidade de culturas, línguas e linguagens, como resultado da sociedade contemporânea, imersa no contexto plural do mundo globalizado e suas diversas matizes sociais e culturais; a necessidade de mudança de paradigmas e de práticas metodológicas relativas ao ensino de línguas que sejam capazes de lidar com a heterogeneidade de identidades sociais e culturais nesse contexto; o papel das tecnologias, das mídias e da cultura digital no ensino de línguas; e a oferta de um ensino que contemple o desenvolvimento de multiletramentos com foco na “multiplicidade    cultural   e    na multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais as sociedades se informam e se comunicam”. (ROJO, 2012). Podem ser encaminhados também trabalhos com ênfase na descrição da diversidade linguística e sua relação com o contexto das mudanças sociais e culturais. A contribuição deste dossiê está na divulgação de estudos que possam refletir a necessária mudança de paradigmas no ensino de língua a partir das questões multi e interculturais.

    A Revista de Letras Juçara dispõe, ainda, de seção de tema livre, a qual comporta resenhas e textos diversos de teoria e crítica literárias. Ademais, conta também com seção de produção artística, que recebe contos, poemas e crônicas.

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  • SUBMISSÕES PRORROGADAS

    2022-10-16

    O prazo de submissões para o Dossiê: " OS SABERES DE COMUNIDADES TRADICIONAIS EM NARRATIVAS ORAIS E ESCRITAS" foi prorrogado até 31/10/2022.

    Organizadores do dossiê:

    Prof. Dr. José Antônio Vieira (UEMA/UFMA)

    Profa. Dra. Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro (UFMA)

    Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto (USP)

    Profa. Dra. Carla Maciel (UPM-Moçambique)

    Profa. Dra. Diana Milagro Miranda Ynga (UNT-Peru)

    Prazo de submissões: 31/10/2022.

    Previsão para publicação: dezembro/2021.

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  • REVISTA DE LETRAS JUÇARA – CALL FOR PAPERS VOL. 6, Nº 2.

    2022-08-03

     

    REVISTA DE LETRAS JUÇARA – CALL FOR PAPERS

    VOL. 6, Nº 2.

     

    Deadline for submission: 03/08 a 15/10.

    Publication: december/2022

     

    Dossier: THE KNOWLEDGE OF TRADITIONAL COMMUNITIES IN ORAL AND WRITTEN NARRATIVES

    Organization:

    Dr.  José Antonio Vieira (State University of Maranhao/Federal University of Maranhao)

    Dr.  Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro (Federal University of Maranhão)

    Dr.  Valdir Heitor Barzotto (Sao Paulo University)

    Dr.  Carla Maciel (Pedagogical University of Maputo - Mozambique)

    Dr.  Diana Milagro Miranda Ynga (National University of Trujillo - Peru)

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  • CHAMADA V6 N1

    2022-02-16

    Dossier “Literature, history and memory: dialogues and reflections”

    Organization: Prof. Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFNT/PPGL)
    Prof. Doutoranda Mônica Assunção Mourão (UEMASUL)

    Deadline for submission: 18/02  to 18/05.
    Publication: July/2022

    The main objective of this dossier proposal is to bring together articles that dialogue with different perspectives of studies that involve the interface between literature, history and memory. We justify the relevance of this theoretical articulation, especially in the present time, as we perceive humanity going through one of the many historical turns, caused by pandemics, aggravated by the chaos in public health, plus an economic and political crisis, that is, understanding that we are experiencing again one of the folds of history and the many curves that human kind had to adapt to survive.

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  • Submissões prorrogadas

    2021-10-17

    O prazo de submissões para o Dossiê: "Práticas e discursos críticos de/sobre o ensino de Língua Inglesa na América Latina" foi prorrogado até 31/10/2021.

    Organizadores do dossiê:

    Prazo de submissões: 31/10/2121.

    Previsão para publicação: dezembro/2021.Dra. Ana Paula Domingos Baladeli (UFJ), Dr. Rinaldo Vitor da Costa (UNILA)

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  • Chamada V4 N1

    2020-01-13

    Dossiê:  A produção literária brasileira da virada do século XIX para o XX até a Semana de Arte Moderna de 22: Histórias literárias que ainda não foram contadas.

    Organizadores: Isabela Melim Borges – UFSC e  Emanoel César Pires de Assis - UEMA. 

    Prazo de submissões:  15/05/2020.

    Previsão para publicação: julho/2020

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