APRESENTAÇÃO

Autores

  • Jackson Ronie Sá da Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Weyffson Henrique Luso dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3297

Resumo

A Revista Pesquisa em Foco Educação e Ensino da Universidade Estadual do Maranhão tem produzido, desde 2015, uma trajetória de divulgação do conhecimento científico no campo da Educação e do Ensino que amalgama laicidade, compromisso com a educação pública e o fazer investigativo que valoriza o ensino-aprendizagem de qualidade, a escola cidadã e os espaços formais e não-formais de aprendizagens pluralizadas e inclusivas. Fomos reconhecidos institucionalmente pela CAPES como um veículo de comunicação científica de excelência em 2022.  Compartilhamos com todos e todas o novo Qualis Capes (2017-2020) que classificou nosso periódico com a qualificação A1.

O conceito de excelência é fruto do empenho coletivo da Universidade Estadual do Maranhão, via Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG – UEMA), que tem trabalhado sistematicamente para manter uma lógica de produção acadêmica competente e uma logística de trabalho que prioriza a organização do labor científico com acurácia teórico-metodológica.

A Revista Pesquisa em Foco Educação e Ensino, volume 28, número 1, Jan./Jun. 2023, reafirma seu posicionamento em defesa de uma sociedade plural, democrática, laica e cidadã, onde o desenvolvimento político, social e econômico caminhe junto com o fortalecimento da Ciência e da Educação.

Esse exemplar apresenta oito pesquisas que visibilizam discursos educacionais transversais, complexos e contraditórios. Tais temáticas instigam professores, professoras e pesquisadores/as para que repensem os contextos de ensino e aprendizagem que hoje configura-se como pós-moderno, tecnológico e multifacetado. As discussões estão elencadas nos seguintes temas educacionais: CTS em jogos digitais; Modelos atômicos; Trabalho docente e inclusão; Feminismo; Pedofilização e violência sexual; Recursos didáticos interativos sobre o ensino de Física; Educação democrática e plural no Brasil; Questões de Gênero.

Desta forma, esperamos que as abordagens das pesquisas educacionais apresentadas nos oito artigos publicados possam fomentar discussões aprofundadas sobre Educação e Ensino.

Biografia do Autor

Weyffson Henrique Luso dos Santos

Assistente de Edição da Revista Pesquisa em Foco (UEMA)

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Silva, J. R. S. da, & Santos, W. H. L. dos. (2023). APRESENTAÇÃO. PESQUISA EM FOCO, 28(1). https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3297

Edição

Seção

Apresentação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>