APRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3297Resumo
A Revista Pesquisa em Foco Educação e Ensino da Universidade Estadual do Maranhão tem produzido, desde 2015, uma trajetória de divulgação do conhecimento científico no campo da Educação e do Ensino que amalgama laicidade, compromisso com a educação pública e o fazer investigativo que valoriza o ensino-aprendizagem de qualidade, a escola cidadã e os espaços formais e não-formais de aprendizagens pluralizadas e inclusivas. Fomos reconhecidos institucionalmente pela CAPES como um veículo de comunicação científica de excelência em 2022. Compartilhamos com todos e todas o novo Qualis Capes (2017-2020) que classificou nosso periódico com a qualificação A1.
O conceito de excelência é fruto do empenho coletivo da Universidade Estadual do Maranhão, via Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG – UEMA), que tem trabalhado sistematicamente para manter uma lógica de produção acadêmica competente e uma logística de trabalho que prioriza a organização do labor científico com acurácia teórico-metodológica.
A Revista Pesquisa em Foco Educação e Ensino, volume 28, número 1, Jan./Jun. 2023, reafirma seu posicionamento em defesa de uma sociedade plural, democrática, laica e cidadã, onde o desenvolvimento político, social e econômico caminhe junto com o fortalecimento da Ciência e da Educação.
Esse exemplar apresenta oito pesquisas que visibilizam discursos educacionais transversais, complexos e contraditórios. Tais temáticas instigam professores, professoras e pesquisadores/as para que repensem os contextos de ensino e aprendizagem que hoje configura-se como pós-moderno, tecnológico e multifacetado. As discussões estão elencadas nos seguintes temas educacionais: CTS em jogos digitais; Modelos atômicos; Trabalho docente e inclusão; Feminismo; Pedofilização e violência sexual; Recursos didáticos interativos sobre o ensino de Física; Educação democrática e plural no Brasil; Questões de Gênero.
Desta forma, esperamos que as abordagens das pesquisas educacionais apresentadas nos oito artigos publicados possam fomentar discussões aprofundadas sobre Educação e Ensino.