UM MODELO GERENCIAL DE ESTOQUE, CONTROLE DOS FORNECEDORES E SATISFAÇÃO DO CLIENTE EM RESTAURANTES DE COMIDA JAPONESA

Autores

  • Rayane Vieira da Silva UFES
  • Gabriela De Nadai Mauri UFES
  • Rodrigo Randow de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.18817/repesca.v12i1.1710

Palavras-chave:

Qualidade, Estoque, Cadeia de Suprimentos

Resumo

O setor de serviço está continuamente em expansão, especificamente no segmento de restaurantes há a necessidade de garantir a qualidade dos serviços e produtos. Assim, é necessário um bom gerenciamento de estoques e gestão integrada da cadeia de suprimentos, assim como a análise da qualidade dos serviços prestados a fim de identificar a satisfação dos clientes, a similaridade entre os critérios analisados e as possíveis falhas. A pesquisa foi executada entre março e junho de 2016, A técnica adotada foi um estudo de caso, utilizando abordagem qualitativa e quantitativa. Para a realização dos diagnósticos e a situação dos restaurantes, foram realizadas entrevistas com os donos das empresas e também com os clientes. Com isso, a amostragem considerada foi a não probabilística com abordagem por conveniência. Como resultado, não foi identificado um sistema sólido de gestão de estoque e controle de fornecedores e observaram-se os erros existentes, assim, por meio dos dados obtidos foi proposto um modelo para ambos com a utilização de métodos como classificação ABC e XYZ. É importante ressaltar a mensuração da qualidade dos serviços oferecidos e quais os fatores devem ser priorizados de acordo com a satisfação dos clientes nos restaurantes japoneses.

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Publicado

2019-10-11

Edição

Seção

Artigos