Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Indexadores
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 21 n. 1 (2021): Ensino de História: Antiga e Medieval
v. 21 n. 1 (2021): Ensino de História: Antiga e Medieval
DOI:
https://doi.org/10.18817/brathair.v1i21
Publicado:
2021-09-07
Editorial
Apresentação: ensinando História Antiga e Medieval no Brasil: da inércia à potência
(Presentation: teaching Ancient and Medieval History in Brazil: from inertia to agency)
José Maria Gomes de Souza Neto
pdf
Reflexões sobre o ensino de Antiga e Medieval
Por um currículo afrorreferenciado de História Antiga e Medieval
(Towards an Afroreferenced Ancient and Medieval History Curriculum)
SILVIANA FERNANDES MARIZ
pdf
Em defesa do ensino da História Antiga nas escolas contemporâneas: Base Nacional Curricular Comum, usos do passado e pedagogia decolonial
(In defense of the teaching of ancient history in contemporary schools: Common National Curriculum Base, uses of the past and decolonial pedagogy)
Guilherme Gomes Moerbeck
pdf
Por uma História Antiga que promova a dignidade humana: um ensaio/provocação
(A provocative essay on Ancient History promoting human dignity)
Ygor Belchior
pdf
O mundo no medievo: experimentos em ensino história medieval no Brasil
(The world in medieval times: experiments in teaching Medieval history in Brazil)
Christine Dabat
pdf
O ensino de História Antiga e Medieval: práticas e fontes
Ensino de história, quadrinhos e a mobilização social – um estudo de caso da HQ Democracia
(Comic Books and historical mobilization: a case study of graphic novel Democracy)
Luis Filipe Bantim de Assumpção
pdf
O debate sobre o feminino por meio da personagem Helena de Troia: propostas para o espaço escolar
(The debate about the feminine through the character of Helen of Troy: proposals for the school space)
Letícia Schneider Ferreira
pdf
A sorte está lançada: um breve ensaio sobre as legiões romanas e sua reconstrução na educação básica
(The Die is Cast: a brief essay on Roman legions and their reconstruction on basic education)
Marcio Felipe
pdf
Ensino de história antiga a partir de fontes textuais: a experiência do projeto Vocabulário Político da Antiguidade
(Teaching ancient history from textual sources: the experience of the project Political Vocabulary of Antiquity)
Priscilla Gontijo Leite
pdf
Como ensinar a História? As histórias didáticas de Liu Xiang na Dinastia Han
(How to teach History? Liu Xiang's didactic stories in the Han Dynasty)
André Bueno
pdf
O novo já nasce velho: a Idade Média pós-BNCCE a questão da mulher medieval nos livros didáticos de história do guia PNLD-2020
(The new is born old: the post-BNCC Middle Ages and the issue of medieval woman in the textbooks of the PNLD-2020 guide)
Douglas mota xavier de Lima
pdf
Futuros de um passado presente: reflexões acerca do ensino de História Medieval e do Renascimento
(Futures of a present past: reflections on the teaching of Medieval and Renaissance history)
Francisco de Paula Souza de Mendonça Júnior
pdf
Artigos/Articles
Histoire des femmes et du genre : Pénélope aussi a une histoire!
(History of women and gender: Penelope, too, has a history!)
Pauline Schmitt Pantel
pdf
As regras monásticas ocidentais (séculos IV-VII): características tipológicas, temas recorrentes e contextos de produção
(The western monastic rules (IV-VIIth centuries): typological characteristics and production contexts)
Bruno Uchoa Borgongino
pdf
Evidência de anglo-saxões nas fontes da Inglaterra anglo-saxônica? Termos e usos no medievo e contemporaneidade
(Anglo-Saxons in anglo-saxons sources? Terms and uses in the Middle Ages and in contemporaneity)
Isabela Albuquerque, Elton O. S. Medeiros
pdf
Corpos Corrompidos, Hóstias profanadas e Crianças crucificadas: os judeus em narrativas cristãs e a peste bubônica no Sacro Império Romano Germânico da Baixa Idade Média
(Corrupted bodies, defiled hosts and crucified children: the Jewish people on Christian narratives and the Bubonic Plague at the Holy Roman Empire during the Late Middle Ages)
Vinicius Morais
pdf
Traduções/Translations
O Crepúsculo de Tegnér: tradução e comentários do poema Tegnér’s Drapa(1849), de Henry
(Tegnér’s Twilight: translation and commentary of Henry Wadsworth Longfellow’s poem Tegnér’s Drapa (1849)
Tiago Quintana, Daniele Gallindo Gonçalves
pdf
Entrevistas/Interviews
Arqueologia de Magdala: prática arqueológica e reconstrução da Judeia do século I d.C.: Entrevista com a arqueóloga Marcela Zapata-Meza
(Archeology of Magdala: archaeological practice and reconstruction of Judea of the 1st century CE Interview with the archaeologist Marcela Zapata-Meza)
Fernando Mattiolli
pdf
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Português (Brasil)
Informações
Para Autores