POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES APONTADAS PELOS ACADÊMICOS AO AVALIAR O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM EAD DO IFMT

Marcelo Franco Leão, Aline Silva de Assis, Eniz Conceição Oliveira, José Claudio Del Pino

Resumo


RESUMO
O presente estudo teve como objetivo analisar as percepções dos acadêmicos sobre o andamento do curso de Licenciatura em Química, ofertado na modalidade da Educação a Distância (EaD), pelo Instituto Federal de Mato Grosso Campus Cuiabá-Bela Vista. Realizado durante o primeiro semestre de 2017, esta pesquisa caracteriza-se como levantamento descritivo e exploratório, cuja abordagem é qualitativa. Dos 361 acadêmicos matriculados no curso neste período, participaram voluntariamente da pesquisa 57 deles. O instrumento utilizado para coletar dados foi um formulário eletrônico, via Google Drive, contendo quatro questões abertas. As informações coletadas foram analisadas por meio da técnica análise de conteúdo. As limitações/dificuldades encontradas no decorrer do curso foram: compreender conceitos, falta de comunicação com professores e tutores de forma online e falta de momentos presenciais. Já como potencialidades, os acadêmicos citaram: a flexibilidade de horário, a acessibilidade, a autonomia e o incentivo a pesquisa. A identificação de limitações e potencialidades deste curso poderá contribuir para que outros cursos de licenciatura em química em EaD avaliem seus desempenhos, utilizem aspectos que deram certo e evitem os não favoráveis. Estes aspectos positivos e negativos relacionados a cursos em EaD precisam ser discutidos e aprofundados por gestores e professores formadores dessa modalidade de ensino.
Palavras-chave: Avaliação; educação a distância; formação de professores.

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