APRESENTAÇÃO

Autores

  • Jackson Ronie Sá-Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Weyffson Henrique Luso dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v25i1.2338

Resumo

A pandemia do novo coronavírus tomou a todos e todas de maneira rápida e surpreendente. A covid-19 evidenciou desigualdades e impôs a necessidade de (re)pensar o mundo e suas contradições. O cenário pandêmico trouxe a urgência da formulação e implementação de medidas de enfrentamento da patologia e também a exigência da problematização e do questionamento de alguns pilares centrais da contemporaneidade. Nesse contexto, a educação passou a ocupar um protagonismo indispensável nas reflexões de outras formas de conceber o mundo, as relações e o processo de ensinar e aprender. O debate educacional tem ampliado os olhares e revelado os desafios que essas mudanças podem trazer. Assim, a Revista Pesquisa em Foco Educação e Ensino da Universidade Estadual do Maranhão, volume 25, número 1, Jan./Jun. 2020, cumpre mais uma vez o seu papel social de trazer para o centro das discussões estudos que apresentam múltiplas formas de pensar a Educação e o Ensino. Em um contexto em que o imperativo da mudança opera, é fundamental o exercício de resistência em defesa de uma educação plural, crítica, laica, pública, universal e de qualidade. Este volume traz aos leitores e leitoras diversas produções relacionadas ao campo da Educação e do Ensino com pesquisas sobre Gênero e Diversidade Sexual; Inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, Preservação e Conservação da Vegetação brasileira; Ensino de História; Políticas Educacionais; Ensino de Ciências e Redes Sociais e Ensino. Desta forma, esperamos que as abordagens apresentadas nos oito artigos publicados possam fomentar discussões aprofundadas sobre Educação e Ensino.

Biografia do Autor

Jackson Ronie Sá-Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Professor do Departamento de Biologia da Uema

Weyffson Henrique Luso dos Santos

Assistente de Edição da Revista Pesquisa em Foco (UEMA)

Downloads

Publicado

2020-07-24

Edição

Seção

Apresentação