APRESENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v26i1.2640Resumo
O atual cenário de desvalorização da Ciência e de uma Educação pública, laica e plural tem nos desafiado a (re)pensar estratégias de resistência. Uma das formas de enfrentamento aos constantes discursos negacionistas e anticiência é dar voz e visibilizar o conhecimento científico produzido nos mais diversos espaços. A academia brasileira e os sujeitos que a compõe continuam cumprindo o papel social e político de produzir conhecimento crítico, sistemático e comprometido com o desenvolvimento do país. Professores/as e pesquisadores/as seguem unidos/as contra as narrativas obscurantistas que insistem em tentar ocupar lugares que foram, historicamente, construídos pela racionalidade e seguem habitados pelos saberes que constituem a Ciência. Nesse sentido, a Revista Pesquisa em Foco Educação e Ensino da Universidade Estadual do Maranhão, volume 26, número 1, Jan./Jun. 2021, reitera seu compromisso de contribuir com o fortalecimento da Ciência no Brasil trazendo discussões que apresentam múltiplas formas de pensar a Educação e o Ensino. Este volume traz aos leitores e leitoras diversas produções relacionadas com pesquisas sobre Ciências Físicas; Educação Científica; Ensino de Física para estudantes surdos; Dengue e Aedes agypti nos livros didáticos de Ciências; Educação escolar quilombola; Ensino de Biologia para alunos com deficiências visuais; A atuação de mulheres religiosas na educação maranhense; A interdisciplinaridade na concepção de professores de Ciências. Desta forma, esperamos que as abordagens apresentadas nos oito artigos publicados possam fomentar discussões aprofundadas sobre Educação e Ensino.