APRESENTAÇÃO

Autores

  • Jackson Ronie Sá-Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Weyffson Henrique Luso dos Santos Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v26i1.2640

Resumo

O atual cenário de desvalorização da Ciência e de uma Educação pública, laica e plural tem nos desafiado a (re)pensar estratégias de resistência. Uma das formas de enfrentamento aos constantes discursos negacionistas e anticiência é dar voz e visibilizar o conhecimento científico produzido nos mais diversos espaços. A academia brasileira e os sujeitos que a compõe continuam cumprindo o papel social e político de produzir conhecimento crítico, sistemático e comprometido com o desenvolvimento do país. Professores/as e pesquisadores/as seguem unidos/as contra as narrativas obscurantistas que insistem em tentar ocupar lugares que foram, historicamente, construídos pela racionalidade e seguem habitados pelos saberes que constituem a Ciência. Nesse sentido, a Revista Pesquisa em Foco Educação e Ensino da Universidade Estadual do Maranhão, volume 26, número 1, Jan./Jun. 2021, reitera seu compromisso de contribuir com o fortalecimento da Ciência no Brasil trazendo discussões que apresentam múltiplas formas de pensar a Educação e o Ensino. Este volume traz aos leitores e leitoras diversas produções relacionadas com pesquisas sobre Ciências Físicas; Educação Científica; Ensino de Física para estudantes surdos; Dengue e Aedes agypti nos livros didáticos de Ciências; Educação escolar quilombola; Ensino de Biologia para alunos com deficiências visuais; A atuação de mulheres religiosas na educação maranhense; A interdisciplinaridade na concepção de professores de Ciências. Desta forma, esperamos que as abordagens apresentadas nos oito artigos publicados possam fomentar discussões aprofundadas sobre Educação e Ensino.

Biografia do Autor

Jackson Ronie Sá-Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Professor Adjunto do Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão

Weyffson Henrique Luso dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Professor da Educação Básica de São Luís - Ma. Assitente da Coordenação de Projetos e TCC do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão.

Downloads

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Sá-Silva, J. R. ., & Santos, W. H. L. dos . (2021). APRESENTAÇÃO. PESQUISA EM FOCO, 26(1). https://doi.org/10.18817/pef.v26i1.2640

Edição

Seção

Apresentação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>