COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DO CAMARÃO BRANCO LITOPENAEUS SCHMITTI (BURKENROAD, 1936)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/repesca.v12i1.1680

Palavras-chave:

Camarão branco, Litopenaeus schmitti, composição centesimal, pistola

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar a composição centesimal do camarão branco Litopenaeus schmitti (Burkenroad, 1936) no litoral de Sergipe. As amostras da categoria “pistola” (camarão grande), que inclui o L. schmitti foram coletadas mensalmente entre os meses de maio e outubro de 2016 no Terminal Pesqueiro de Aracaju. A composição centesimal (matéria seca, cinzas, proteína bruta e lipídeo) de todos os seis estágios de maturação de cada sexo (macho imaturo e maturo, e fêmea imatura, em desenvolvimento, matura e desovada) foi analisada separadamente com indivíduos inteiros (cabeça e carapaça). Ao longo dos meses amostrados, apenas 93 exemplares estavam presentes na categoria pistola, sendo a maioria macho maturo. Na análise da composição centesimal, 91,9-93,8% correspondeu à matéria seca. Com base na matéria seca, os seguintes valores mínimos e máximos foram obtidos: 17,6-19,2% para cinzas, 69,8-73,9% para proteína bruta e 6,3-8,8% para lipídeo. Foi verificado que quanto mais avançado o estágio de desenvolvimento dos machos e das fêmeas, maior o teor de lipídeos.

Biografia do Autor

Matheus Cristóvão de Santana Freire, Laboratório Ecologia Pesqueira, Departamento de Engenharia de Pesca, Universidade Federal de Sergipe.

Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura. http://lattes.cnpq.br/9662434842933665

Kátia Meirelles Felizola Freire, Laboratório Ecologia Pesqueira, Departamento de Engenharia de Pesca, Universidade Federal de Sergipe.

Laboratório Ecologia Pesqueira, Departamento de Engenharia de Pesca, Universidade Federal de Sergipe.

Carolina Nunes da Costa Bomfim, Laboratório de Nutrição e Cultivo de Organismos Aquáticos, Departamento de Engenharia de Pesca, Universidade Federal de Sergipe.

Laboratório de Nutrição e Cultivo de Organismos Aquáticos, Departamento de Engenharia de Pesca, Universidade Federal de Sergipe.

Leonardo Cruz da Rosa, Laboratório Ecologia Bentônica, Departamento de Engenharia de Pesca, Universidade Federal de Sergipe.

Laboratório Ecologia Bentônica, Departamento de Engenharia de Pesca, Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2019-06-11

Edição

Seção

Artigos