INVESTIGANDO O TEMA GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3305Resumo
Gênero é objeto de investigação em vários âmbitos sociais como a família, a medicina, a religião, a mídia, e a escola. Dentro do ambiente escolar temos a construção de discursos sobre este tema e um dos principais recursos que serve como aporte para isto são os livros didáticos de Ciências. A partir de seus textos, atividades e ilustrações a temática gênero vai sendo representada. Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa documental, tendo como aporte teórico os Estudos Culturais em Educação, realizada em dezesseis livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), do ciclo 2014-2016, onde os objetivos foram: analisar as ideias sobre gênero difundidas; e problematizar os discursos veiculados. Seguindo as metodologias de Bardin (2011) e Minayo (2011), foram criadas duas categorias de análise: “corpo biológico” e “corpo sociocultural” que foram submetidas a leituras e posterior discussão. Os livros analisados apresentam pouco conteúdo acerca de gênero e estes, em maioria, têm uma perspectiva biológica, usando a fisiologia e anatomia para falar de gênero e sexo, ou seja, a preocupação com os órgãos reprodutores, os processos fisiológicos e as diferenças anatômicas foram mais representativas e nem sempre apresentadas de forma contextualizada. A temática também é apresentada por um viés sociocultural, porém, estes aspectos são pouco visibilizados. O fato de o discurso biológico sobre gênero ser predominante nos livros compromete a compreensão do tema como algo construído historicamente pela sociedade e contribui na reprodução de estereótipos. Esta pesquisa pode servir para a construção de livros didáticos que possibilitem aos sujeitos o acesso a informações científicas e interpretações éticas do tema.
Palavras-chave: Corpo Biológico, Corpo Sociocultural, Livros Didáticos, Ensino de Ciências, Estudos Culturais em Educação.